Engana-se os que acham que só o trânsito é que fica alterado com as grandes obras que acontecem no Recreio e nas Vargens. Nosso nariz acaba sofrendo com esse excesso de poeira e materiais químicos exalados no ar causando doenças respiratórias, como rinite, sinusite e asma.
O nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Ao entrar em contato com alguma substância tóxica, desencadeia uma resposta para impedir que essa substância alcance os pulmões.
O surgimento da obstrução nasal provoca o bloqueio da passagem do agente agressor e, através dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. É uma reação normal.
Em gripes, por exemplo, o paciente apresenta obstrução nasal, espirros e coriza. É uma forma de proteção a fim de evitar a entrada aos pulmões através do ar.
Ao contrário do que muitos pensam, a alergia, na realidade, indica defesa contra agentes externos.
Há pessoas que convivem normalmente com causadores de alergia, como poeira. No entanto, outras podem desenvolver rinite ou asma.
A forma mais comum é a rinite. Cerca de 10% a 25% das pessoas apresentam essa reação alérgica.
Os sintomas da rinite alérgica são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros contínuos e coceira no nariz, e suas principais causas são, poeira, pólen e alguns alimentos, pelos de animais domésticos, perfumes, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, poluição e mudança brusca de temperatura.
Assim, devemos tomar todos os cuidados para evitar as doenças respiratórias, como mantermos nossas casas limpas e bem arejadas, lavar sempre o nariz com soluções fisiológicas e mantermos uma hidratação adequada, e se mesmo assim apresentar alguma alteração, procure seu médico.