Desvio de Septo / Cirurgia Nasal

Sintomas

Pode não apresentar sintomas ou provocar diferentes graus de obstrução nasal , ocorrendo retenção das secreções, rinossinusite crônica e sangramentos. …
Respiração pela boca, dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face são outros sintomas, possivelmente associados ao desvio do septo.

Muitas pacientes somente apresentam essa condição durante resfriados ou outras infecções das vias aéreas.

O que é?

Septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou se manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face.  Pode resultar também de processos inflamatórios, infecciosos, alérgicos crônicos, cirurgia, ou traumatismo.

Desvio de septo só representam problema quando impede o nariz de realizar funções no sistema respiratório. Rinites, pólipos e cornetos nasais (estruturas situadas na lateral das narinas, com a função de aquecer e umidificar o ar) aumentados podem ser também responsáveis pela dificuldade para respirar.

Diagnóstico

Deve ser realizado por um otorrinolaringologista a partir de exames clínicos, que podem também identificar a existência dos fatores de risco associados , como pólipos, tumores ou hipertrofia dos cornetos.

Tratamento

Em nem todos os casos, os desvios de septo precisam ser corrigidos em centros cirúrgicos. A cirurgia (septoplastia) é indicada quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. É importante também verificar se, além do desvio, há outros fatores responsáveis pela obstrução nasal. 

Recomenda-se que a cirurgia seja realizada a partir ao final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. Caso a alteração prejudique a função respiratória, ela pode ser feita ainda na infância. Ma há risco de o desvio voltar.

Vamos Conversar?