A Febre Zika é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti causada pelo vírus Zika. Este vírus que tão recentemente vem assolando o mundo, ainda é uma incógnita na medicina e muito ainda será descoberto, mas estudos recentes vêm demonstrando alterações no teste da orelhinha em bebes de mães que apresentaram o vírus zica durante a gestação. Há uma certeza em relação ao vírus, que ele tem predileção pelos tecidos neurológicos e assim, os nervos auditivos pode sim ser afetados pelo vírus.
Nos adultos ainda não existem nenhum estudo correlacionando o vírus com a perda de audição e uma em cada quatro pessoas podem não desenvolver sintomas, mas naqueles que são afetados a doença é geralmente leve, com sintomas que podem durar entre dois e sete dias, em resumo, a doença é benigna, não sendo descritas ainda formas crônicas da doença nos adultos.
Em maio de 2015, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) emitiu um alerta sobre a primeira infecção pelo vírus Zika confirmada no Brasil. O surto no Brasil levou a relatos de síndrome de Guillain-Barré e casos de mulheres dando à luz bebês com deformidades no nascimento, como a microcefalia.